Voltar ao blog

IRS – Novas Tabelas de Retenção 2022

Publicado em 31/01/2022

Tabelas IRS 2022

Provavelmente, terás visto nas notícias ou sabido por outra fonte que as tabelas de retenção do IRS foram atualizadas no início de 2022.

Mas, na prática, o que quer isto dizer? O que mudou e que impacto têm estas tabelas do IRS?

Através destas tabelas, poderás saber que imposto tens a pagar sobre o teu rendimento, quer trabalhes no setor público ou no privado.

Atenção que estas tabelas só se aplicam a trabalho dependente e pensões. Por isso, se tiveres atividade aberta, estas indicações não são para ti.

O que irá aqui fazer a diferença serão os seguintes fatores:

  1. Se és casado ou não (se vives em união de facto, encara como casado).
  2. Como é composto o teu agregado familiar.
  3. O teu rendimento mensal bruto.

Paralelamente, e uma vez que o rendimento mínimo nacional aumentou para 705 euros, só quem ganhar mais de 710 euros brutos por mês fará descontos para o IRS.

Com base nestes pressupostos, e nas tabelas que deves consultar aqui (para o Continente e para os Açores, sendo que para a Região Autónoma da Madeira ainda não há informação), poderás calcular o teu salário exato e, assim, fazeres contas à vida para organizares as tuas finanças pessoais.

No entanto, deixa-me alertar-te para o seguinte: não contes com uma diferença gigante em relação ao ano passado, OK?

A título de exemplo, deixo-te uma simulação que o próprio Ministério das Finanças disponibilizou.

SIMULAÇÕES: Tabelas de Retenção na Fonte de IRS para 2022

Assim, já sabes que a variação anual ronda os 13 euros, ou seja, que irás poupar este valor, no mínimo. Já no máximo, poderás chegar aos 70 euros de poupança, em relação a 2021.

Ainda em relação ao IRS, está a aproximar-se a data da submissão. Portanto, não deixes para a última e marca já um Workshop à tua medida, para que possamos fazê-lo juntos.

Em alternativa, já sabes que A Tua Contabilista trata do teu IRS. Analiso por ti, faço a simulação e aconselho-te, para que submetas o IRS da forma mais vantajosa possível.

Partilha

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Subscreve a Newsletter

Dicas e conselhos sobre contabilidade e finanças, que vão poupar-te tempo e dores de cabeça. Subscreve já para não perderes!