Provavelmente, terás visto nas notícias ou sabido por outra fonte que as tabelas de retenção do IRS foram atualizadas no início de 2022.
Mas, na prática, o que quer isto dizer? O que mudou e que impacto têm estas tabelas do IRS?
Através destas tabelas, poderás saber que imposto tens a pagar sobre o teu rendimento, quer trabalhes no setor público ou no privado.
Atenção que estas tabelas só se aplicam a trabalho dependente e pensões. Por isso, se tiveres atividade aberta, estas indicações não são para ti.
O que irá aqui fazer a diferença serão os seguintes fatores:
- Se és casado ou não (se vives em união de facto, encara como casado).
- Como é composto o teu agregado familiar.
- O teu rendimento mensal bruto.
Paralelamente, e uma vez que o rendimento mínimo nacional aumentou para 705 euros, só quem ganhar mais de 710 euros brutos por mês fará descontos para o IRS.
Com base nestes pressupostos, e nas tabelas que deves consultar aqui (para o Continente e para os Açores, sendo que para a Região Autónoma da Madeira ainda não há informação), poderás calcular o teu salário exato e, assim, fazeres contas à vida para organizares as tuas finanças pessoais.
No entanto, deixa-me alertar-te para o seguinte: não contes com uma diferença gigante em relação ao ano passado, OK?
A título de exemplo, deixo-te uma simulação que o próprio Ministério das Finanças disponibilizou.
SIMULAÇÕES: Tabelas de Retenção na Fonte de IRS para 2022

Assim, já sabes que a variação anual ronda os 13 euros, ou seja, que irás poupar este valor, no mínimo. Já no máximo, poderás chegar aos 70 euros de poupança, em relação a 2021.
Ainda em relação ao IRS, está a aproximar-se a data da submissão. Portanto, não deixes para a última e marca já um Workshop à tua medida, para que possamos fazê-lo juntos.
Em alternativa, já sabes que A Tua Contabilista trata do teu IRS. Analiso por ti, faço a simulação e aconselho-te, para que submetas o IRS da forma mais vantajosa possível.